Blog

Unidade Alphaville 1

O aprendizado por vários ângulos

A história que nos leva até as Olimpíadas do Conhecimento começou na Hungria, no século XIX. A primeira competição abordava temas matemáticos da época e, devido ao sucesso, começou a se espalhar por todo o Leste Europeu até a União Soviética. Em 1959, então, ocorreu oficialmente a primeira Olimpíada de Matemática.

A partir dela, outros países começaram a investir nessas disputas amigáveis entre os estudiosos. A primeira Olimpíada Científica brasileira ocorreu em 1979 e se propagou em 1996, com o surgimento da Olimpíada Brasileira de Química. Em 2002, houve a criação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, que serviu de suporte direto para o desenvolvimento e amadurecimento dessas competições.

As Olimpíadas do Conhecimento ou Olimpíadas Científicas são comumente conhecidas em todo território brasileiro – tanto no ensino público quanto na iniciativa privada. Elas são atividades extracurriculares com formato competitivo com escopo local, regional, nacional ou até mesmo internacional. A competição serve de oportunidade para os alunos mostrarem seu aprendizado, sua criatividade e suas vocações.

As disciplinas contempladas são diversas, destacando-se: Português, Matemática, Física, Biologia, História, Geografia e Inglês. Essas competições têm como objetivo acadêmico difundir e proliferar o conhecimento sobre os conteúdos estudados. São experiências acadêmicas únicas, que podem ser realizadas individualmente ou em equipes. Além disso, estimulam a resolução de problemas, o debate sobre acontecimentos atuais, a experimentação prática e, por fim, premiam os vencedores.

Como existem diversos formatos de olimpíada, vários desafios são elaborados, exigindo desde rapidez de raciocínio até execução de projetos. Uma das principais competições de raciocínio lógico e matemático é o Concurso Canguru. Trata-se de uma competição internacional, com origem na França, realizada anualmente por alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio. É considerada a maior competição do mundo no seu segmento, com mais de 6 milhões de participantes por ano nos mais de 80 países inscritos.

Leonardo da Vinci

O Colégio Leonardo da Vinci incentiva e estimula os alunos a participarem dessas atividades. Além de possibilitar a afinidade com diversas áreas, essas competições também impulsionam o currículo, melhoram o rendimento escolar e geram um sentimento de competitividade saudável para o desenvolvimento dos alunos.

As Olimpíadas oferecem experiências acadêmicas transformadoras para os participantes que desejam aprimorar os seus conhecimentos. Os estudantes entendem que, além do conhecimento, elas trazem o benefício de novas experiências. Isso é notado no engajamento dos alunos, que a cada nova edição atinge índices mais expressivos. 

Ainda, estamos comemorando a nossa participação no Concurso Canguru deste ano. A Matemática e o raciocínio lógico se mostraram fortes pontos do nosso ensino, já que conseguimos conquistar 83 medalhas, sendo 9 de ouro. Parabéns aos nossos alunos!

Se você deseja impulsionar o aprendizado do seu filho, venha ser Leonardo da Vinci.

 

Redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/colegioleodavinci

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCTQA6l7sk_5OV-KDQQ1tdfw

Facebook: https://www.facebook.com/leonardodavincipoa/