Blog

Unidade Alphaville 1

Uma decisão relevante

Somado aos dilemas da adolescência e à pressão das provas de vestibular, o jovem tem ainda um marcante movimento para realizar em seu último ano escolar: escolher que caminho irá seguir. 

São muitas as possibilidades disponíveis pela frente e, por isso, decidir o curso de graduação da universidade pode ser um desafio e tanto. Ainda mais quando se tem apenas 17 anos e a escolha poderá guiar toda a sua vida dali em diante. 

Escola, família e amigos, juntos, devem criar uma rede de apoio para os estudantes que estão enfrentando essa fase de mudanças. É por meio do diálogo, da troca de experiências, do suporte e do aconselhamento que a escolha se tornará mais fácil e intuitiva. Sem pressão, dúvidas ou arrependimentos.

O teste vocacional

Se aprofundando no aluno

Oferecer as ferramentas necessárias para facilitar a decisão dos filhos é uma tarefa que deve estar no radar dos pais. Orientadores e psicólogos podem ser fundamentais para casos em que o jovem ainda não tem clareza sobre seu futuro. O dilema tão comum ao adolescente ganha, então, uma estratégia eficaz, que reduz as chances de erro e promove o autoconhecimento e o aprofundamento com cada aluno: o teste vocacional.

O teste mede os níveis de interesse do jovem, observando seus gostos, aptidões e o tipo de personalidade para apontar os cursos que utilizam dessas qualidades e têm mais em comum com seu perfil. Nele, são avaliadas habilidades, nível de percepção, raciocínio e memória. Por meio de uma análise profunda, as opções tornam-se mais atrativas, fáceis de serem descartadas ou levadas em consideração, uma vez que a decisão final sempre é do aluno.

Resultados personalizados e assertivos

Utilizando entrevistas individuais, testes de personalidade, de inteligência e de aptidão profissional, o exame apresenta resultados personalizados e assertivos para o aluno.

Trata-se de um processo de autoconhecimento, que ajuda a identificar quais características vão nortear a busca por uma carreira. 

O plano de futuro no Leonardo da Vinci

Em nossa instituição, reforçar o protagonismo do jovem em todas as suas decisões é primordial. Aqui, nosso objetivo é entregar papel e caneta para que o estudante possa escrever sua própria história, auxiliando-o em tudo que for preciso.

Nesse contexto, oferecemos e incentivamos diferentes tipos de atividades, que são realizadas dentro e fora de sala, para que nosso aluno adquira mais bagagem e conhecimento. Uma delas é o teste vocacional, que consideramos uma excelente forma de encontrar um caminho de sucesso para trilhar.

No Colégio Leonardo da Vinci, o aluno não é mais um, ele é único, e dessa forma deve se considerar, com tempo e espaço para conhecer e manifestar suas habilidades e preferências. Nossa função é, ao lado de cada e com apoio da família, ajudar e incentivar o aluno no desenho de um plano de futuro exclusivo para ele. Futuro este que, com certeza, será brilhante. 

Venha conosco construir esse amanhã de sucesso!