Blog

Unidade Alphaville 1

Alunos exercitam a autonomia e o pensamento crítico

Os alunos do Ensino Fundamental II estão ampliando cada vez mais o conhecimento nas aulas de Filosofia. Isso porque as questões filosóficas estão presentes na vida das pessoas em todo o tempo. O Colégio Anglo Leonardo da Vinci acredita na importância de trabalhá-las e compreendê-las e, assim, formar cidadãos críticos e com visão ampla sobre as relações humanas.

Recentemente, o 9º ano, por exemplo, aprendeu sobre os Contratualistas, grandes personalidades da história que ajudaram a estabelecer contratos que os homens fizeram para a criação das primeiras sociedades e formas de governo.

Três nomes foram estudados: John Locke (a favor do liberalismo), Rousseau (defensor da democracia) e Thomas Hobbes (com proposta absolutista). “A turma foi dividida em grupos. Os alunos escolheram qual conceito fazia mais sentido para eles e montaram uma defesa para compartilhar o ponto de vista que concordam e como seria a melhor configuração de governo hoje”, explica a professora Roberta.

Ela conta que as aulas foram muito produtivas e levam o aluno a analisar opiniões diferentes, entender conflitos e resolvê-los, compreender as relações sociais e trabalhar em equipe. A turma surpreendeu e apresentou trabalhos com nível bastante elevado, já muito semelhantes às produções do Ensino Médio.

“Os estudantes exercitaram a autonomia, a responsabilidade e a busca pelo conhecimento por conta própria. Foi muito bom ver o respeito entre todos durante as apresentações, que foram excelentes”, ressalta.